DSC_0032

AMOR À CAMISOLA – Bombeiros Voluntários de Lourosa

O “Amor à Camisola” foi um evento organizado pela comitiva Recarga Records em parceria com os Bombeiros Voluntários de Lourosa. Realizado no quartel, foi com objectivo de angariar fundos para comprarem uma ambulância nova. Neste mesmo evento ao ar livre contou com a presença de diversos artistas tais como: eu, ALPHA, NTS, FREAKSOM, VENTO, MZ, HMSI, MC CHICO, FRANCISCO MOREIRA, ANDREIA CRISTINA, PZ, ENCICLOPÉDIA SONORA, NESSY&RKM.

O objectivo deste evento não foi só para angariar fundo mas, também, passarem uma tarde de convívio e confrontarem com a pele do bombeiro que não é como nós a pintamos. São alvos de insultos e sendo homens fardados sabem respeitar esses mesmos porque a maior medalha é garantir a sobrevivência e a salvaguarda da sociedade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muitos acordam com intriga por ir trabalhar mais um dia enquanto o bombeiro não tem uma noite de puro sossego. O alerta é sempre máximo quando toca o alarme. Muitos levam uma vida de consumismo e que se possa considerar de ‘boa vida’ enquanto, mais uma vez, está o bombeiro a garantir que o material de salvamento esteja a 100% de eficácia. São estes GRANDES HUMANOS que nos garantem uma noite de sossego e uma vida segura.

É mais um turno bastante atribulado após muitas emergências, o mais que conhecido alarme soa mais uma vez, e lá saíram conhecendo o perigo mas desconhecendo os factos e as advertências. Era um fogo aceso sem propósito nenhum, tinha efervescido acidentalmente. Apenas uma vela caída numa sala de estar.

Nessa mesma noite satírica, residia um normal casal com situação financeira estável. Antes disso tudo, pessoas nobres e humildes dispostas a ajudar sempre que fosse preciso e ou necessário. Louvável esta ambiguidade que genericamente, já tinha sido expandida numa criança.

Bastou uma vela, uns segundos para flagrar a chama e se tornar o monstro naquela noite. O calor ardente que faz desidratar a pele e tornar matéria viva em matéria cinzenta e em cadáver resumido a um sopro de memórias feitas em cinzas.

Há chegada, saíram rapidamente dos carros para efectuar a abordagem à casa nobre. Eventualmente, os camaradas tripulantes chegam em primeiro lugar, e ao avistar a casa reconheceu logo que era de um familiar seu, que infelizmente veio a falecer na hora conjuntamente com a sua sogra…. não tenho como relatar o resto da noticia, realmente foi muito triste.

Apenas foi salva a criança aos braços do seu tio. As lágrimas de suor sim, porque se virem um bombeiro a recuar é por não ter medo mas sim para ganhar lanço para entrar. Essa mesma coragem está reflectida nas lágrimas dessa criança, revestida por pânico e pelo milagre de ter sobrevivido. Mais tarde vem a mágoa de ter perdido os pais.

A única coisa que digo é que, para ser Bombeiro, precisa-se de estar preparado para tudo até para tragédias deste tipo….

O bombeiro enfrenta as violentas labaredas, revela-se inconsciente e irresponsável, tem família e dela e esquece, defende um bem que não lhe pertence e procura a vida e ninguém o entendeu. É confrontado com a incompreensão, egoísmo e nem por isso se sente solitário.
Exausto, cai por terra, lambe cinzas, sua, … e o fotógrafo registou o cansaço que é contrariado no jornal por ter virado as costas. E acorda de manha com a mesma vontade de aço sem protagonismos apenas e meramente quer salvar, combater as advertências mesmo tendo o rosto negro como o carvão bem como as mãos cobertas em sangue.
E tudo isso não o faz chorar, esconde as lágrimas dessas desilusões porque é HOMEM e também é BOMBEIRO.

Um obrigado enorme aos Bombeiros Voluntários de Lourosa pelo acolhimento e essencialmente a coragem dada, ao Fuzi e à Vanessa Gonçalves pelas fotos!

RECARGA FAMILY

2 thoughts on “AMOR À CAMISOLA – Bombeiros Voluntários de Lourosa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s