DSC_5755

“A esperança está aqui!” – D.Manuel Clemente

Manuel José Macário do Nascimento Clemente, 61 anos, bispo do Porto desde 2007, vencedor do Prémio Pessoa em 2009 esteve presente no dia 03 de Novembro de 2011 no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.

Interveniente e comunicativo é uma das vozes mais ouvidas da  Igreja católica portuguesa. No ano passado, foi o primeiro bispo português a  usar o YouTube para transmitir a mensagem de Natal o que demonstra um pouco ‘ser um de nós’.

Foi um discurso bastante em que abordou temas bastantes interessantes. Alguns sobre a atualidade e outras temáticas comuns e que, fez com que ganhasse algumas perspectivas sobre a vida, ideiais e até mesmo força para viver.

“No meio das trevas, na cruz de cada dia, nós vemos a luz.” tal como todos perceberam esta frase transborda esperança e o que me cativou mais em todo este momento foi a força que transmitia na palavra ‘esperança’. Ao partilhar com ele o meu mundo, o que sei fazer de melhor e o que quero presente na minha vida foi um refúgio. Esta concretização veio com que recordasse todos os meus momentos alegóricos e quando estiver em dias cinzentos sei onde me agarrar e purificar todo o mal que me corrói. Repito, foi um ponto de abrigo diante toda esta incerteza que se está a tornar Portugal, o Mundo, com a crise económica.

Tive oportunidade de lhe felecitar a sua vinda com um trabalho meu. Após o seu discurso citou-me “a esperança está aqui!” e tocou-me brutalmente. Fez -me refletir acerca do mesmo e tem pé para mangas. Serei eu uma esperança nas mundo das artes ou a tudo o que nos rodeia a salvação isto seria o meu refugio ? Ainda o tenho que o abordar para algumas questões. Mas, não é só uma lembrança do colégio a figuras ilustres tal como a palavra indica é uma lembrança enorme para mim. Nunca sonhei com algo deste género, apenas e, exclusivamente, tive e tenho vontade e curiosidade de conhecer este tipo de pessoas para partilhar vivencias concelhos para conseguir ser uma boa pessoa e um dia mais tarde poder ser eu a partilhar.

 

Não sei se devo de expor estas palavras dirigidas a todos os integrantes do colégio mas penso que a quem visualizar irá refletir sobre o mesmo. Saboreiem estas palavras.

 

 

5 thoughts on ““A esperança está aqui!” – D.Manuel Clemente

  1. Parabéns pelo que és e representas!
    Muito obrigado pelo que fazes no sentido de oferecer alguma esperança a este mundo carente dela!
    Um abraço.
    Paulo Costa

Deixe uma Resposta

